13.11.2025

Estreia oficial do Doc. Menegat - 70 Anos de Música

E finalmente no dia 11/11/25 foi realizada a estreia oficial do documentário "Menegat - 70 Anos de Música", às 19:30, na Sala Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias.  Na ocasião, com sala lotada e muita emoção, esteve presente o protagonista da narrativa Sr. Edwino Menegat, amigos, público em geral e músicos de várias gerações, inclusive membros e ex-membros do icônico Conjunto itamone, que celebraram a apresentação da obra e a carreira do Sr. Edwino, num só evento. O documentário, um longa-metragem com 71 min., retrata a trajetória do seu protagonista desde o seu primeiro grupo profissional, a típica chamada "Sueño Azul", formada em meados dos anos 1950 com o Sr. Wilson Schaefer (bandoneonista, também presente na sessão), até as várias formações do Itamone, formado em 1964 e atuante até hoje. E além desse caráter biográfico, o diretor e roteirista Le Daros também faz uma investigação sobre as características das diversas épocas retratadas no tocante ao segmento da música ao vivo para eventos, sua relação intrínseca com os clubes, seus tempos áureos e o declínio a partir dos anos 90. Enfim, trata-se de um documento sobre esse importante mercado da música, que ao mesmo tempo que historicamente levou alegria e diversão para incontáveis pessoas, foi fonte de renda para muitos músicos e equipes de apoio ao longo de décadas.

Com depoimentos de 11 pessoas, incluindo músicos de várias gerações do Itamone, um empresário do conjunto e um ex-dirigente do Clube Juvenil, o doc. procura trazer diferentes pontos de vista para a tela, sobre sub-temas como "profissionalismo", "repertório", "gêneros musicais", "concorrência", etc, além de retratar suas expectativas para o futuro, considerando as profundas mudanças sociais que vivenciamos neste primeiro quarto de século.

Também importante destacar as sessões especiais de pré-lançamento realizadas em três escolas do município, com alunos do 9o ano do ensino fundamental e do EJA, respectivamente EMEF Fioravante Webber, EMEF Ester Benvenutti e EMEF Dolaimes Stédile (EJA), cumprindo com um segundo papel, didático, que é de levar uma parte importante da história da música ao vivo para jovens estudantes e professores da rede de ensino.

E finalmente, também elencamos a produção de versão do Doc. com medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, a qual além de ter tido sessão dedicada, será disponibilizada para escolas especializadas de Caxias voltadas para esses públicos específicos.

Financiamento: LIC-Caxias.                      Apoio cultural: Randoncorp e MetadadosRH

Assista ao Teaser do Doc. aqui:  TEASER